segunda-feira, 13 de setembro de 2010

No ano de 2010, principalmente, a comunicação e o marketing estão paralelos, complementares e cada vez mais presentes. Um claro exemplo disso está na política. De modo cada vez mais inusitado, os candidatos às eleições tentam fazer seu marketing pessoal e partidário por meio da comunicação e seus tradicionais veículos, como a televisão e o rádio.
Alguns com breves falas, decoradas ou lidas, falham ao tentar transmitir a mensagem desejada; Outros, porém, conseguem o sucesso nessa tarefa, como o candidato Tiririca que, logicamente, é consciente de que podem haver interpretações contrárias à sua intenção de candidatura, mas mesmo assim insiste em tomar como principal direcionador de sua campanha o humor.
Vários são os casos em que se faz o marketing pessoal e, no caso, profissional, baseando-se em uma fama já obtida. Um exemplo é o(a) candidato(a) Leo Kret, ex-dançarino(a) da banda Saiddy Bamba, eleito(a) vereador(a) de Salvador como 4º candidato(a) mais votado(a).
Além desses apelos, são também feitas tentativas de identificação de valores comuns, como religião, classe, cor ou opção sexual. E, como se não bastassem os horários previamente reservados com o fim de dar espaço à promoção dos candidatos, a mesma é também induzida aos cidadãos por meio dos famosos jingles, de passeatas, showmicios, entre outros.
Em síntese, a política é um modo de perceber a ligação da comunicação e marketing para se encontrar as diversas maneiras de se passar uma mensagem, que tem por fim convencer o eleitor de que esse ou aquele candidato é o correto, seja por qual motivo for.






Luis Henrique :)

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