sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Até que ponto e quão apelativo o Marketing pode chegar? Por que as organizações apelam tanto para o Marketing e a publicidade no lado sexual?

Podemos ver cada coisa apelativa e de duplos significados que surge ultimamente nos principais sistemas de comunicação. Isto é saudável e tem impactos positivos até certo ponto, más por que apelar tanto para o lado sexual e até que ponto isto pode ser visto de maneira positiva?
Ao ler um texto escrito por Pollyanna Melo sobre as propagandas apelativas atraírem o consumidor, pude abrir os olhos e despertar para esse curioso fato que passa despercebido e de forma tão natural por nós.
Visto que o Marketing tem como objetivo principal persuadir o consumidor a adquirir um produto, ganhar notoriedade e visualidade da empresa perante a sociedade, costuma-se utilizar de diversos tipos de apelos para promeve-lo, como os apelos emocionais, os humorísticos, os morais e os sexuais. No trecho abaixo, pode-se perceber um pouco da função do apelo sexual e estudos feitos para utilizar-se desta prática.

“Segundo Martin Petroll, mestre em Administração que pesquisa a questão do apelo sexual no marketing, é importante considerar os apelos sexuais como sendo mensagens sexualmente apelativas utilizadas para sugerir ao consumidor que a aquisição e uso de determinado produto farão com que ele fique mais atraente e sensual perante os outros.”
“Um estudioso da área de marketing, chamado Tom Reichert, traz cinco classificações para os conceitos de apelo sexual em marketing: exibição do corpo, comportamento e linguagem sexual, fatores contextuais, referências sexuais e formas subliminares. Todas elas se referem às formas como a propaganda persuade o consumidor, ou seja, a quantidade ou o estilo de roupa utilizada pelo modelo na propaganda, o local de gravação, etc.”
           
Estudos indicam que o apelo sexual atrai o consumidor e, principalmente se uma empresa utiliza-se de modelos de gêneros opostos aos mesmos. Segundo Martin, estas propagandas com apelo sexual intenso aumentam a intenção de compra do produto anunciado, e logo é comprovado teoricamente que o homem é persuadido mais facilmente quando uma marca é exposta por uma mulher e vice-versa. Estas exposições podem ser vistas principalmente em marcas de roupas, perfumes, e em bebidas .
Claro, tal apelo tem limites! Até certo ponto é bonito, engraçado, novo e criativo, más se não tomar cuidado estas propagandas podem causar o efeito contrário ao desejado, o que gera certo desconforto para os consumidores, e fazem com que as empresas que utilizam-se deste apelo possam ser vistas como anti-éticas. Chegando em alguns casos a degradar a imagem de empresas e, consequentemente estas podem ser vítimas de processos.
O apelo sexual refere-se normalmente à comunicação. Isso porque, para se sentir sensual e atraente, as pessoas necessitam, principalmente, da aprovação das demais. Dessa forma, o apelo sexual está muito ligado à comunicação. E querendo ou não Marketing e comunicação estão intimamente relacionados, não somente na propaganda, más em todos os processos globais.
            Então, fazer o uso do recurso Apelo Sexual é bom, más deve-se ter muito cuidado com o que quer ser transmitido para o público alvo e o que realmente a sua mensagem está passando para o mesmo, e lembrar sempre que a existem crianças e idosos, pessoas de diferentes culturas e gerações.
            Abaixo segue alguns links com comerciais apelativos e até de certa forma bem humorados, representando não apenas a expressão corporal, mas a linguagem dos duplos significados.

  Comercial da Cerveja Guinness




 Comercial da Calvin Klein 1981 - "You want to know what comes between me and my Calvins? Nothing."
 

 Comercial Dolce & Gabanna


 Comercial Calvin Klein sobre Cuecas


Muitas outras maneiras podem ser feitas para chamar atenção do consumidor sem precisar partir para o apelo sexual com pessoas. Neste caso a seguir, uma propaganda sobre preservativos Durex bem humorada.


Luiz Eduardo Monteiro

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