segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Marketing e a Publicidade


Marketing é a parte do processo de produção e de troca que está relacionado com o fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidor. É popularmente definida como a distribuição e venda de mercadorias.

Já a  publicidade é uma atividade profissional dedicada à difusão pública de idéias associadas a empresas, produtos ou serviços, especificamente, propaganda  comercial. A publicidade ajuda a identificar o significado e o papel dos produtos fornecendo informação sobre marcas, companhias e organizações. Para a maior parte dos gestores e profissionais de marketing a publicidade ajuda a vender um produto e constrói a reputação de uma marca ou empresa. Alguma publicidade é mais eficiente do que outra em certas circunstâncias e alguns tipos de publicidade parecem funcionar melhor com determinados produtos.

Campanhas publicictarias é um termo utilizado pelos profissionais da área de publicidade para explicar o conjunto de anúncios dentro de um único planejamento para um determinado anunciante. A campanha publicitária pode ser constituída de peças em diversos meios de comunicação, seja de massa (rádio, televisão, jornais, revistas) ou segmentado (mala direta, telemarketing) que são explorados de acordo com um planejamento prévio de ações obtidos por dados colhidos em Pesquisa de Mercado.

O primeiro ponto forte da publicidade é que ele chega a uma vasta audiência. Pode construir o conhecimento sobre uma marca (informar), criar uma imagem de marca e uma posição da marca a longo prazo e aumentar o conhecimento sobre essa marca. Mas a publicidade tem limitações. Os consumidores, frequentemente, vêem a publicidade como algo invasivo. Assim, eles podem evitar a publicidade virando a página, mudando de canal, tirando o som.

Publicidade no Brasil
Em 2000, a publicidade brasileira se mantém entre as quatro mais premiadas no Festival internacional de Propaganda de Cannes - um dos principais no exterior - e consolida-se como uma das mais importantes do mundo. Em termos de faturamento, nos últimos anos o mercado publicitário nacional alterna períodos de acelerado crescimento e de estabilidade . As formas de publicidade mais utilizadas no país são anúncios, outdoors, propaganda em ônibus (busdoor), marketing direto, patrocínios e merchandising. Os principais meios de comunicação são os preferidos dos anunciantes e das agências.
Curiosidade:

Como exemplo da lucratividade das campanhas publicitárias, nos EUA, durante a temporada de disputa do campeonato americano de futebol, temos o Superbowl, que é considerado o tempo mais caro para propaganda do Mundo!

Para este ano, a emissora CBS, nos EUA, cobra até três milhões de dólares por cada intervalo de 30 segundos de duração. As grandes marcas confiam que vale a pena, pois encontram nesse horário um publico recorde de 100 milhões de telespectadores.


Juliana Pondé

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