quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Comunicação em Redes Sociais



Você conhece o Twitter, Facebook, Orkut ou LinkedIn?

Estes são sites, conhecidos como redes sociais, têm como principal objetivo, colocar pessoas em contato. Criar grupos que pactuem de idéias, objetivos ou interesses parecidos. São hábeis em criar relacionamentos, transmitir conhecimento e minimizar distâncias. Não à toa, são os maiores sucessos de público na internet.

Nestas redes sociais, parte do sucesso é oriundo da facilidade da comunicação. Não há regras impostas de como se posicionar, como agir ou como tecer seus comentários. No mundo virtual, a liberdade de expressão é o primeiro ingrediente para o crescimento do bolo.

Aproveitando o grande número de usuários e a facilidade de se atingir muitas pessoas ao mesmo tempo com uma mesma mensagem, cada vez mais, pessoas e instituições vêm utilizando estas redes como ferramentas de propagação e divulgação das suas marcas.

O atual presidente dos EUA, Barack Obama, é um bom exemplo de usuários que se utilizaram destas ferramentas para bombardear grandes públicos com suas informações. Durante a campanha eleitoral à presidência em 2008, o então candidato, utilizou o serviço de micro blog Twitter para divulgar a sua agenda de campanha, seu programa de governo e criar discussões com os eleitores.

Outras celebridades são usuários assíduos deste e de outros serviços. Utilizam estas ferramentas como canal aberto de comunicação com seu publico. Muitos utilizam o recurso da interatividade para tornar as suas paginas pessoais mais interessantes para os seus seguidores, como é o caso do jornalista William Bonner que utiliza o serviço do Twitter para fazer enquetes e escolher a gravata que vai usar no telejornal da noite.

Estes serviços têm como característica também, criar celebridades instantâneas com muita felicidade. Não raro, pessoas comuns alcançam a fama muito rapidamente por motivos bastante diversos. Seja por uma situação engraçada, seja pela facilidade em criar discussões ou pela habilidade de chamar a atenção dos internautas. Veja abaixo algumas celebridades que fazem sucesso nestas paginas da internet:






Igor Brito

2 comentários:

  1. esta postagem trata de um assunto muito interessante , e nos informa sobre aspectos importantes de sites que usamos constantemente.parabéns

    ResponderExcluir
  2. Legal a Postagem!!!
    Os artista usa o twitter para marketing pessoal e um contato mais próximo com seu público, uma comunicação direta com todos que os seguem.

    ResponderExcluir