segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Os modelos de comunicação e o Marketing

Muitos modelos são criados e elaborados na tentativa de reproduzir, retratar e sistematizar o processo da comunicação humana.
A maior parte do comentário a seguir, terá como referencial os autores Adler, Ronald B. e Rodman, George no livro Comunicação humana, e do autor Berlo, David em Modelos do processo da comunicação.
O objetivo principal é tentar abordar os modelos de comunicação e relacioná-los com o marketing. Iniciaremos este processo com uma breve descrição sobre modelos e posteriormente relacionaremos com o Marketing de uma forma geral.
A comunicação pôde ser vista de forma sistemática e subdividida desde as citações de Aristóteles; o qual disse que deveríamos olhar três ingredientes na comunicação, são eles: quem fala, o discurso e a audiência. Notação que é hoje dita como algo bem simples e de conhecimento global.
A partir de Aristóteles muitos modelos foram elaborados, uns mais simples e outros mais complexos, porém todos são similares ao inicial.
Dentre os principais modelos contemporâneos aceitos, o Modelo Transacional se encaixa bem quando estamos nos referimos ao marketing e a comunicação.
A imagem a seguir mostra o modelo transacional:

Este modelo é uma evolução do modelo Linear, é auto-explicativo e coloca o comunicador como emissor e receptor ao mesmo tempo, o qual interage com outro comunicador que se porta da mesma maneira, é emissor e receptor. O modelo fala a respeito do feedback - respostas e interpretações a respeito da mensagem transmitida – fala também dos canais usados para comunicação e dos ruídos.

            O marketing está relacionado diretamente com o consumidor e/ou público alvo, em grande parte como propaganda e divulgações em massa. Tanto os críticos como os defensores dos veículos de comunicação em massa: impressos ou eletrônicos falam sobre a forma pela qual estes veículos influenciam o público. Podem ser vistos como “agulhas hipodérmicas”, onde basta “injetar” as mensagens na mente do público e logo são produzidos ensino, diversão, maior participação em assuntos, ou a reação que bem desejem.
O ato de vender a imagem, produto ou persuadir um público alvo, faz com que o Marketing busque estes modelos de comunicação e compreendam-nos em sua essência, buscando a maneira mais eficaz de obter os resultados desejados.
Para que a comunicação seja eficiente, as mesmas reflexões estão sempre no cotidiano do marketing, tais como quem se comunica, por que está comunicando, e com quem está comunicando.
Analisar o comportamento do publico alvo em relação à mensagem transmitida, a maneira como esta mensagem é transmitida, o estilo em que é transmitida, quais canais serão utilizados para chegar ao maior numero possível de pessoas de interesse, quais as principais formas de evitar os ruídos e perda da informação. Tudo isso é pensado pelo marketing e está dentro dos modelos de comunicação.
            Em fim, outros modelos podem ser usados para relacionar o marketing por este ser um assunto extremamente amplo, cada um explica de maneira semelhante, com algumas diferenças, más não está errado. A final comunicação é um processo humano, situacional, relacional, cotidiana e simbólica, e para cada público específico, maneiras e competências diferentes devem ser utilizadas.


Luiz Eduardo Monteiro

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