quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Relacionando Comunicação e Marketing

"Marketing são as atividades sistemáticas de uma organização humana, voltada para a busca e realização de trocas com seu meio ambiente, visando benefícios específicos”. (Raimar Richers)

Comunicação é o intercambio de mensagem através de um canal e mediante a um código comum ao emissor e ao receptor. Processo de seres humanos respondendo ao comportamento simbólico de outras pessoa”

Através destes e outros conceitos podemos determinar a íntima relação entre Comunicação e Marketing. Ambos essências vida social moderna, se interligam numa verdadeira questão de dependência. O primeiro é tomado como uma ferramenta do outro, ou seja, o Marketing se utiliza da Comunicação para alcançar os objetivos previamente traçados.

Ao se perceber que têm um lugar de destaque aqueles que mais sabem utilizar esta ferramenta que é a Comunicação que atualmente toda e qualquer organização tem a maior parte de suas energias voltadas para a PROPAGANDA que nada mais é do comunicação comercial, comunicação objetivada em demonstrar características, funcionalidades e vantagens de terminado produto (ou pessoa).

Vivemos isto na prática, somos bombardeados por propagandas, apresentadas de diversas formas através de comercias, outdoors, rádio, televisão, celular, etc. Notamos que sempre tem algo a ser vendido. Por outro lado também fazemos propagandas do que temos a vender, sejam nossas idéias, nossos produtos até mesmo a nossa imagem.

Iremos através deste blog, norteados pela relação Comunicação – Marketing, apresentar e discutir propostas de utilização dos recursos da comunicação, formas de aplicação e principalmente dialogar com nossas idéias sobre os temas.

André Vitório

2 comentários: