sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Comunicação Mercadológica e Marketing

  

Comunicação mercadológica é toda e qualquer atividade de comunicação comercial empregada na divulgação de produtos e serviços independentemente do meio utilizado; ou seja, além de publicidade, feiras, exposições, anúncios impressos, comerciais televisivos, rádio e banners na Internet. São exemplos de comunicação mercadológica as embalagens, as promoções, o merchandising, e a forma que são colocados produtos nas prateleiras dos supermercados para serem vendidos.

Evidenciar um produto em meio a um mercado de infinitas possibilidades exige que as organizações busquem um diferencial, essa busca leva quase sempre a uma boa estratégia de MARKETING. Uma forma de deixar o produto visível e principalmente ser um elemento de imposição ideológica ao tentar dizer ao consumidor o quanto ele precisa do produto.

O discurso persuasivo, com o objetivo de indução ao consumo, associada a uma observação prévia do público alvo, é utilizado pelas organizações na comunicação mercadológica a fim de se alcançar o máximo de vendas e de consumidores satisfeitos.

Alguns instrumentos importantes da Comunicação Mercadológica:

- Merchandising: Técnicas, promoções ou qualquer material promocional utilizado em pontos de vendas que informam ao consumidor dão mais visibilidade a produtos marcas ou serviços influenciando na decisão de compra

- Publicidade: Ato de tornar público um produto, um fato ou uma idéia

- Promoção de vendas: Visa atrair os consumidores que estão dispostos a conhecer e experimentar outros produtos e serviços. O maior foco da promoção de vendas não é o consumidor que frequentemente adquire determinado produto ou serviço, mas sim aquele consumidor que está disposto a conhecer outros produtos e serviços que estão sendo oferecidos.

Por: André Vitório e Luís Henrique

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