O marketing social é uma modalidade de comunicação que tem, como principal objetivo, eliminar ou amenizar problemas sociais, relacionados à saúde pública, trabalho, educação, habitação, higiene, transportes. Diferente do Marketing Comercial (que busca transmitir as vantagens sobre determinado produto ou marca), o Marketing Social transmite a importância da ação. Utilizando de técnicas de mercado e de conhecimentos, esse tipo de marketing procura promover o bem estar social, a partir da adoção de atitudes e comportamentos fundamentados com base nos direitos humanos.
É um trabalho que busca introduzir inovações sociais, executando campanhas de comunicação para alertar o público sobre as necessidades que não estão sendo atendidas, estabelecendo novos paradigmas sociais. Tudo isso sendo realizado a partir de metas estabelecidas, avaliações e estratégia de campanha.
O marketing social está associado à idéia de responsabilidade social. Porém, a participação do setor privado nessa aérea, se tornou mais uma questão estratégica para a sustentabilidade da empresa. O verdadeiro marketing social, não visa lucros financeiros; ele pode ser aplicado em todo tipo de organização, desde que sua meta final seja produzir impactos na sociedade.
Os principais agentes do marketing social:
- Estado
-Empresas
-Organizações internacionais.
-Organizações não governamentais.
Curiosidade:
Ultimamente o Marketing social, vem sendo confundido com a idéia de Merchandising Social. Dois termos que vem sendo usados de maneira imprecisa. O Merchandising é uma estratégia criada para impulsionar o consumo de uma idéia ou comportamento, tentando cumprir o plano de marketing de uma empresa. Já o Marketing Social, procura criar conceitos de cidadania e responsabilidade. É considerado um “mercado de idéias.”
Juliana Pondé
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