Em tempos de eleição, o assédio dos candidatos em busca de votos se intensifica e as estratégias para se conseguir votos são as mais diversas. O Marketing Eleitoral ajuda a formatar abordagens para atingir os eleitores e vender à eles as propostas dos seus candidatos.
Neste tipo de situação, o processo de montagem da imagem do candidato é feito de maneira muito similar à criação de um novo produto comercial. A pesquisa de mercado procura descobrir o que vai ao encontro dos interesses do eleitor, identificando as suas necessidades, seus desejos e seus valores.
Nesta relação, o eleitor é visto como consumidor e o candidato se transforma no produto. Todo o processo de produção e divulgação é feito de maneira a ser a mais eficaz possível. A forma de apresentar o candidato é estudada de forma extremamente rigorosa, seguindo algumas regras de comunicação:
· Definir a mensagem básica da campanha
· Definir a melhor maneira de apresentar visualmente o candidato;
· Definir as pesquisas que serão veiculadas;
· Definir os veículos adequados para a veiculação;
· Elaborar os programas orçamentários de produção e veiculação da campanha, que devem ser detalhados toda semana até a data de realização das eleições.
Seguindo estes passos, a assessoria de política dos candidatos pretendem transformá-los em reflexo dos ideais dos eleitores. Estes candidatos precisam ser vistos como a solução dos problemas e uma alternativa ao modelo político já existente.
Igor Brito
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